Esse artigo coloca quatro conceitos ratificados para biblioteca 2.0: ela é entrada de usuários; é uma experiência multimídia; é rica socialmente; e comunitariamente inovadora.
A melhor concepção de biblioteca 2.0 neste momento seria uma interface de rede social que o usuário desenha; isto é, realidade virtual da biblioteca, um lugar onde alguém pode não apenas procurar livros e revistas, mas interagir com uma comunidade, com um bibliotecário, e compartilhar conhecimento e entendimento com eles.
A Biblioteca 2.0 é mudança que possibilita acesso à informação para a sociedade, o compartilhamento dessa informação e a sua utilização para para o progresso da sociedade.
Web 2.0 e bibliotecas casam bem e muitos bibliotecários reconhecem isso. Biblioteca 2.0 revoluciona a profissão. No lugar de criar sistemas e serviços para usuários, os bibliotecários irão habilitar os usuários a criá-los (sistemas e serviços).
A Biblioteca 2.0 não é sobre buscar, mas sobre encontrar; não é somente acesso, mas compartilhamento. Reconhece que os humanos estão buscando e utilizando a informação não quanto indivíduos, mas enquanto comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário