A importância das redes sociais, sobretudo na Espanha, tem aumentado gradativamente expandindo potencialmente a troca de informações e interatividade entre usuários. Estes são os principais fatores de sua popularidade.
As redes sociais são definidas por Natalia Arroyo como "sites que permitem os indivíduos a construir um perfil público ou semi-públicos em uma plataforma online para articular as suas relações com outros usuários do mesmo, para que todo aquele que desejar acessar o seu perfil e entrar em contato com ele" [Arroyo, 2008].
Através dessas ferramentas, o usuário cria uma rede de contatos estabelecendo de algum tipo de relacionamento. Estas relações podem ser a representação digital das relações decorrentes da Internet, de interesses comuns, contatos, etc.
As redes sociais possuem diversas aplicações e funções. Entre as mais comuns estão o compartilhamento de fotos, mensagens, filmes e aplicações de entretenimento. É possível encontrar também aplicações como catálogos de bibliotecas, portais de periódicos eletrônicos, etc.
Muitos sites foram considerados “redes sociais”. Nos sites de rede social, o principal elemento é a relação entre usuários e sites com características sociais, com objetivo específico e relações entre usuários. Por exemplo:
– Facebook: é um site de rede social, tem por finalidade manter em contato o usuário com outros e ferramentas de interação como compartilhamento de mensagens, fotos e jogos.
– Del.icio.us: tem um objetivo específico de salvar e compartilhar links, mas o objetivo principal deste site ainda é compartilhar links, não gerenciar a rede.
Cada rede social criou a sua própria cultura, tem a sua própria missão e seu público-alvo próprio, que cria uma dinâmica interna que nem sempre podem ser extrapolados para outras redes. É comum classificar as redes sociais em dois tipos:
– Rede social profissional, onde os perfis de usuário contem dados sobre sua formação profissional e acadêmica, usados para procurar vagas, candidatos, novas oportunidades de negócios, etc.
– Rede social de propósitos gerais.
A autora enfatiza a importância das redes de propósito geral para as bibliotecas, onde têm uma maior chance de aplicação.
Algumas bibliotecas, principalmente universitárias, criaram seus próprios perfis e estão presentes na rede. Isso possibilita, como a própria autora cita sobre a biblioteca de "estar onde os usuários estão." Esta filosofia aplicada aos serviços de web 2.0 implica assumir os novos canais e novas ferramentas que os usuários usam para se comunicar, conhecer, manter contato, etc.
Sites de redes sociais são identificados como uma das ferramentas que pode dar mais visibilidade à biblioteca e integrá-lo em sua comunidade. A presença da biblioteca em sites de redes sociais tem que ser planejada com cuidado e muito. É difícil obter os contatos, uma vez alcançado, tem que mantê-los.
Não substituindo a página da biblioteca da Web, as redes sociais podem ajudar a estar presente no contexto da informação, dando visibilidade aos seus serviços e gerar acessos em seu site.
Esta enorme fonte de interação e informação, repleta de oportunidades não pode seguir sozinha sem a ação dos profissionais da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário