Disciplina: Gestão de Conteúdo
Comentários de Alexandra Rebecchi
Perspectivas da ciência da informação
Aldo de Albuquerque de Brito
A ciência da informação é uma ciência relativamente nova que teve seu aparecimento na década de 1950 e desde então vem junto à tecnologia da informação, meios eletrônicos e de comunicação, contribuindo com os serviços destinados aos usuários, principalmente no que diz respeito ao acesso e evidenciando as novas competências e habilidades que o profissional da informação deve ter em ralação a nova exigência informacional.
A apropriação dos conhecimentos tecnológicos para desenvolver o serviço informacional, torna-se necessário, pois este saber contribuirá de forma efetiva para o avanço da própria área do conhecimento, destacando o acesso á informação, ir contra esta necessidade é retroceder as novas vantagens descobertas.
A sociedade que vivencia um momento de transição sofre com as mudanças e evidencia a quebra de paradigma demonstrando a difícil tarefa de reconstrução dos próprios modos tradicionais de realizar suas tarefas.
As transformações trazidas pela tecnologia alteraram a infra-estrutura nas relações da informação entre usuários associadas à interatividade e a inteneconectividade. A desterritontrialização dos textos foi uma grande contribuição para nossa sociedade. Demonstrando as novas linguagens na estrutura da informação.
A interatividade entre a tecnologia da informação e a ciência da informação, ajuda a definir novos caminhos para o acesso da informação e desta forma contribuindo para a manutenção da própria área da ciência da informação, que tem como conceitos básicos: hiper-interatividade, hiper-conectividade, conteúdo e competências, dos quais, direcionam a um novo modelo de acesso e assimilação da informação a realidade virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário