terça-feira, 4 de maio de 2010

Informe APEI sobre web social

INFORME APEI sobre web social
APEI 1 - 2008
Capítulo 1 ao 3


CAPITULO 1: WEB 2.0, WEB SOCIAL, BIBLIOTECA 2.0

A nova Web 2.0 tem início em 2004 por Tim O'Reilly em um momento de crise das empresas relacionadas a Internet.
Foram feitos grandes investimentos em projetos e pessoal para criar conteúdo para Web.
Inteligência colaborativa, democratização e descentralização da informação são alguns dos conceitos que começaram a ganhar destaque.

Características da nova Web: Os 3 pilares da WEB SOCIAL

Web como Plataforma: Serviços como o Zoho http://www.zoho.com e Google Docs http://docs.google.com novos padrões de Web, conexão de internet de melhor qualidade. Acessível de qualquer computador conectado à internet e navegador web.

Remix Web: Os sites permitem a utilização dos seus dados, possibilitando os outros sites criarem novos serviços Amazon http://www.amazon.com e Google maps http://maps.google.es exemplos de sites que permitem compartilhar seus recursos.
Surge então um padrão de intercâmbio da informação: o RSS, que vem mudar a forma que os usuários acessam informação e possibilitam os centros de informação oferecer conteúdos atualizados a seus usuários.

Arquitetura de Participação: Na web 2.0 o usuário passa a ser o protagonista. Esse novo usuário compartilha fotos, posta em seu diário (blog), dialoga com amigos. Todas essas sites são caracterizados por serem projetados para participação dos usuários, pois são os mesmos que agregam valor ao serviço. Flickr http://www.flickr.com, considerado um exemplo de web social, esse site permite o usuário compartilhar fotografias, são os usuários que dão valor ao serviço pelas imagens que partilham e o serviço será melhor se houver milhares de usuários compartilhando fotos.

A Biblioteca 2.0 usa as novas ferramentas da WEB 2.0, busca a participação dos usuários para oferecer melhores serviços. É um caminho de duas vias usando Ferramentas / conteúdo social / atitudes

O ciclo da biblioteca 2.0

CAPÍTULO 2: BLOGS

Blog = Espaço pessoal para escrever na Internet
É uma ferramenta de fácil utilização, publicação e manutenção, pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, onde se tornou popular.

Características dos blogs:
A página é composta por entradas ou postagens em ordem cronológica inversa (as mais recentes primeiro).
É enriquecida com imagens, vídeos, etc.
O uso extensivo de hipertexto.
Possibilidade de enviar comentários a outras pessoas de uma forma simples e direta.
Utilizar a tecnologia trackbacks ou backlinks. (navegação entre blogs)

Segundo Celaya (2007), um blog deve conter as seguintes características:
  • Linguagem coloquial
  • Informação com opinião ou opinião com informação
  • Conversa entre pares.
  • Comunidade com os mesmos hábitos, gostos e interesses
Essas características devem estar presentes no momento da elaboração do conteúdo do blog.

Anatomia de um blog
A apresentação final de um blog depende da equipe de edição, em geral é dividido em três áreas principais:

Cabeçalho: Parte superior da página. Onde pode ter um título ou nome da pessoa que criou o blog, campo de busca.
Menu: Geralmente formadas por uma ou duas colunas verticais ou
uma faixa horizontal na parte inferior da página. Serve para ajudar o usuário na sua navegação pelo blog. Essa opção é constituída por caminhos que podem ser direcionados para uma certa página de navegação do site ou as vezes para páginas de outros sites.
Corpo central: É a maior área do blog. Local onde fica a notícia ou o conteúdo de interesse do usuário. Sua apresentação pode variar ligeiramente dependendo do conteúdo exibido pelo usuário.

Dentro destas três áreas podem ser encontrados:
Post, páginas, comentários, link, categorias, distribuição de conteúdos, blogroll (conjuntos de links para outros blogs que possuem alguma relação), arquivos, widgets (permitem certas ações no blog, como conversar com o autor do blog “chat”).

Ferramentas:
Decidir pelo serviço de hospedagem gratuita ou instalar o software em servidor próprio.

Gratuito X Perda do controle da apresentação

Custo X Controle da apresentação

O uso dos blogs em bibliotecas

Aplicações mais usuais:
  • Blogs de notícias
  • Blogs temáticos
  • Blogs de workshops e treinamentos de usuários
  • Blogs de referência
  • Clubes de leitura
  • Recomendação de leitura
  • Marketing
  • Construção de comunidades
  • Uso interno
Conselhos para ter um blog:
  • Política da governança
  • Promoção do blog
  • Recursos humanos e de infra estrutura
  • Quem assinará as postagens
  • Avaliação do blog – critérios
CAPITULO 3: WIKIS

Um wiki é um website que se caracteriza para permitir a edição colaborativa, isto é, construída conjuntamente por vários autores através de seus browsers.

Wikis têm um número de características que as tornam ferramentas seguras e fácil de gerenciar, pode ser limitado apenas a um grupo particular.

Os elementos mais comuns em uma wiki são:
Artigos ou entradas: Constituem em páginas principais.
Módulos de edição: Serve para modificar o conteúdo do artigo.
Páginas de discussões: São utilizados para troca de informações com os membros da comunidade sobre os artigos da página.
Histórico de alterações que permite visualizar e desfazer alterações para a entrada do wiki.
Campo de busca em seu conteúdo.

O wiki mais famoso é a Wikipédia http://www.wikipedia.org, grátis livre, aberta e abrangente, onde os leitores podem alterar ou ampliar, o que Wikipedia tornou-se uma das fontes mais importantes de referência.

Ferramentas para construção de wikis http://www.mediawiki.org
MediaWiki é uma ferramenta de software usado para construir wikis.

O wiki é uma ferramenta com muitas possibilidades em bibliotecas e centros de informação. Seu uso é menor do que o blogs, mas é uma ferramenta que permitem aos usuários participarem de desenvolvimento de conteúdo.

Algumas aplicações:
  • Elaboração de manuais
  • Guias de informação
  • Uso interno...
Para sua criação levar em conta:
  • Ter objetivo claro da wiki
  • Edição do conteúdo: quem será?
  • Definir o software
Trabalho apresentado por: Adriana / Sudiane / Jonas / Luiz Carlos / Marcos

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