terça-feira, 4 de maio de 2010

ONTOLOGIAS, VISÃO GERAL

Título do Artigo: UMA VISÃO GERAL SOBRE ONTOLOGIAS: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção
Autores: Mauricio B. Almeida; Marcello P. Bax

O aumento exponencial dos dados disponíveis confere importância significativa às técnicas de organização da informação. O artigo trás uma visão geral sobre uma dessas técnicas, a ontologia.

Ontologia tem origem no grego "onto", ser, e "logos", palavra. O termo original é a palavra aristotélica "categoria", que pode ser usada para classificar alguma coisa.

Ela define as regras que regulam a combinação entre termos e as relações. Não apresentam sempre a mesma estrutura, mas existem características e componentes básicos comuns presentes em grande parte dela, como as classes, as relações, axiomas e instâncias. Podem ser usadas em projetos de gestão de conhecimento, comércio eletrônico, processamento de linguagens naturais, recuperação da informação na web, entre outros.

A construção de ontologias é ainda mais artesanal do que científica, e não existem propostas unificadas, sendo assim, há dificuldade para a avaliação de ontologias.

No artigo estão inseridas tabelas que dizem respeito a projetos, exemplos de ontologias para segmentos específicos e metodologias de desenvolvimento e ferramentas para construção delas.

Em organização da informação, são diversas as definições apresentadas na literatura e muitas contradições, mas o certo é que as ontologias podem proporcionar melhorias na recuperação, e isso se deve ao fato de organizar o conteúdo de fontes de dados. Elas permitem formas de representação baseadas em lógica, o que possibilita o uso de mecanismos de inferência para criar novo conhecimento a partir do existente, a essência da nova Web.

Nenhum comentário: