TEORIA DA BIBLIOTECA 2.0: WEB 2.0 E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS BIBLIOTECAS
Jack M. Maness
O artigo procura discorrer sobre a origem e a definição de Web 2.0 e os serviços que podem ser oferecidos por bibliotecas utilizando-se desta realidade.
Em sua Introdução, apresenta os autores do termo: Tim O´Reilly e Dale Dougherty da O´Reilly Media, em 2004, nesse mesmo momento descreve-se a Biblioteca 2.0 como a aplicação de interação, colaboração, e tecnologias multimídia baseadas em web e que possui quatro elementos essenciais:
- Centrada no usuário;
- Oferece experiência multimídia;
- Socialmente rica;
- Comunitariamente inovadora.
São listadas a seguir ferramentas, com as quais é possível facilitar a inovação e experimentação em serviços eletrônicos nas Bibliotecas:
MENSAGENS SÍNCRONAS
Mensagens instantâneas, chats, salas virtuais, comunicações em tempo real.
STREAMING MEDIA
Permite ao consumidor da informação, receber notícias a partir de sua demanda própria.
BLOGS E WIKIS
São ferramentas que põem em operação a abertura e a colaboração promovendo a publicação e ao compartilhamento.
REDES SOCIAIS
Permitem interação e compartilhamento: MySpace, FaceBook, Del.iciou.us, Flickr, LibraryThing.
TAGGING
Tagging habilita os usuários a criarem cabeçalhos de assuntos para os objetos dos quais dispõem, possibilita não apenas ao usuário adicionar um conteúdo mas, também, o conteúdo (dados) que descreve o conteúdo (metadados).
RSS FEEDS
Alimentadores RSS fornecem aos usuários a possibilidade de organizar e republicar conteúdos da web, eliminando conteúdos irrelevantes.
MASHUPS
Aplicações híbridas, que permitem a combinação de duas ou mais tecnologias, a fim de criar uma outra tecnologia ou serviço novo. Bibliotecas 2.0 são mashups, já que são um híbrido de blogs, wikis, streaming media, MI, redes sociais, agregadores de conteúdos.
É preciso sinalizar o fato de que a Biblioteca, diante do dinamismo informacional promovido principalmente via Web 2.0, precisa repensar suas ações expandindo seus serviços, para englobar, Redes sociais, Blogs e Wikis. E que o conceito Biblioteca 2.0 tem representado uma vertente da Biblioteca cujas investigações e práticas se voltam aos conteúdos informacionais constituídos via Web 2.0 e que, são conhecimentos válidos e necessários de análise pela Biblioteconomia e a Ciência da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário