segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perspectivas da Ciencia da Informação

Resumo do texto:
Perspectivas da ciência da Informação
Autor: Aldo de Albuquerque Barreto
Acesso em: 05/05/2010
Site: http://aldoibct.bighost.com.br/PerspectivasCI.pdf

Pós Graduação em Gerencia de Sistema da Informação
Aluna: Neuza Ribeiro Ferreira
Sala: 52.

De acordo com o autor no seu texto as perspectivas da ciência da informação muda de acordo com a velocidade da informação, dos avanços tecnológicos e das necessidades das organizações.

O seu artigo lança um olhar no desenvolvimento da ciência da informação er no seu relacionamento como tecnologia.

Ele nos mostra as mudanças na tecnologia ocorridas nos últimos 50 anos e organizam e ordenam todas as atividades associadas com a ciência da informação. O papel do fluxo de informação, das estruturas de informação. Do profissional da área e os objetivos da ciência da informação são delineados a partir da crença em que a realidade se divide em três mundos: O subjetivo, O material, e o do ciberespaço.

De acordo com o autor, contudo, de uma maneira geral a interação entre o receptor e os estoques disponíveis de informação era sempre mediada por um profissional da informação; o tempo de retorno da informação solicitada estava na dependência das características internas de eficácia das unidades de informação, que hospedavam os estoques; o fluxo da informação era uni-direcionado, o receptor tinha acesso a um estoque de cada vez e avaliava a relevância de sua busca, neste estoque, orientado sempre pelo mediador, em uma condição ex-post.

As mudanças na tecnologia da informação ocorridas durante os últimos anos reorganizaram todas as atividades associadas à ciência da informação. A sociedade sempre foi mais afetada pelas transformações, ou pela natureza, da tecnologia do que pelo seu conteúdo, pelo menos a curto prazo. Aqueles que convivem mais de perto com estas alterações enfrentam com maior carga às conseqüências sociais e físicas de uma enorme ansiedade tecnológica.

Ele destaca as transformações associadas a interatividade e interconectividade no relacionamento dos receptores com a informação, mostram como tempo e espaço modificam as relações com o receptor :
a) interatividade ou inter-atuação multitemporal representa a possibilidade de acesso em tempo real, o que representa o tempo de acesso no entorno de zero, pelo usuário à diferentes estoques de informação; possibilita o acesso em múltiplas formas de interação entre o usuário e a própria estrutura da informação contida neste espaço. A interatividade modifica o fluxo: usuário - tempo - informação. Reposiciona os acervos de informação, o acesso à informação e a sua distribuição. O próprio documento de informação se torna mais acessível, pois liberara o receptor dos diversos intermediários que executavam funções em linha e em tempo linear passando para um acesso online e com linguagens interativas; a interatividade e o tempo real libertam o individuo dos seus rituais de sincronismo cotidiano: todos executando a mesma atividade e ao mesmo tempo: ir ao banco, ir ao trabalho , ir ao mercado, ir a aula.
b ) inteconectividade - A interconectividade reposiciona a relação usuário - espaço - informação; opera uma mudança estrutural no fluxo de informação que se torna multiorientado.
Quando o tempo se aproxima de zero e a velocidade do infinito, os espaços se desterritorializam, perdem seus limites; a interconectividade dá ao individuo a condição de contigüidade, onde a possibilidade de vizinhança se estende para a região do infinito e permite ao usuário da informação ter a possibilidade de deslocar-se, no momento de sua vontade, de um espaço de informação para outro espaço de informação. De um estoque de informação para um outro estoque de informação. O usuário passa a ser o seu próprio mediador na escolha de informação, o determinador de suas necessidades. Passa a ser o julgador da relevância do documento que procura e do estoque que o contêm em tempo real, tempo igual a zero, como se estivesse colocado virtualmente dentro do sistema de armazenamento e recuperação da informação.
Creio que, os objetivos e a abrangência da ciência da informação pertencem a estes diferentes mundos e às suas interações. Estes objetivos se modificam de acordo com o deslocamento de apenas um dos mundos que citamos e da velocidade com que mudam às realidades que definem cada um destes mundos. A importância relativa, da ciência da informação, dentro de determinado tempo, estará indicada pela prioridade que os seus atores deste campo colocam na sua percepção de valor, das intercessões e dos espaços delineados pelos três mundos da informação.
É na articulação destes espaços mundos, em suas prioridades, que estão localizadas: a pesquisa o ensino e a atuação profissional na ciência da informação.

Nenhum comentário: