sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos

LIMA, G. A. B. Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Belo Horizonte, Perspectiva em Ciência da Informação, v. 9, n. 2, p. 134-145, jul. / dez. 2004

O mapa conceitual é uma técnica de organização do conhecimento que descreve a relação entre as idéias e o pensamento. Que é adquirida durante o processo de aprendizagem e forma a nossa memória e está relacionada à rede semântica, estrutura do conhecimento e cognitiva.

O mapa conceitual é uma ferramenta usada para a organização do conhecimento que representa as idéias ou conceitos de forma hierarquizada e indica as relações entre os conceitos. Utilizando-se da teoria da aprendizagem, tendo como pressuposto que hierarquizamos os conceitos armazenados em nossa memória, apontando similaridades e diferenças a partir dos termos mais genéricos até os mais específicos; considerando o contexto no qual o conhecimento está inserido.
As unidades semânticas são constituídas pelas relações entre os conceitos.

Os sistemas de hipertexto devem se apoiar nos mapas conceituais para aprimorar a arquitetura e apresentação gráfica da informação, possibilitando uma interface interativa e de fácil utilização em redes semânticas. Possibilitando a criação de novos conceitos.

Etapas de construção do mapa conceitual:
· Seleção – escolha do assunto e identificação de palavras chaves;
· Ordenação – organização de conceitos do mais abstrato ao mais concreto;
· Agrupamento – reunir conceitos de um mesmo nível de abstração e com forte inter-relacionamento;
· Arranjo – organizando os conceitos em formato de diagrama;
· Link e preposição – Conectando conceitos com linhas e nomeando-as com uma preposição

Podemos citar como benefícios do mapa conceitual a definição de uma idéia central, a clara indicação da importância relativa de cada idéia, a facilidade encontrar a relação entre as idéias e sua importância e a facilidade para se verificar contradições, paradoxos, utilização de diferentes formatos e pontos de vista.

A utilização de mapas conceituais resulta em um ambiente Ideal para a definição de um sistema de navegação onde os usuários localizam as informações de seu interesse e podem navegar por outros temas.

Os mapas hiberbólicos, inspirados na obra artística de M.C.Escher, tornaram-se muito utilizados nos sistemas de hipertextos. Que possui a interface olho de peixe, que reduz o tempo de pesquisa exibindo primeiramente as partes mais importantes do texto. As outras partes dos textos ficam ocultas e podem ser expandidas se o usuário arrastar os links com o mouse. Fornecendo o equilíbrio entre o detalhe e o contexto global e a possibilidade de se ter dois focos simultâneos, conforme o grau de interesse do usuário.

As ciências cognitivas estudam os processos gerais que regem a percepção, organização, o armazenamento, a recuperação e a utilização da informação. A representação do conhecimento procura estruturar a informação refletindo a organização da estrutura cognitiva, que são representações das nossas idéias na nossa memória semântica, onde reside o nosso conhecimento.

O mapa conceitual é um instrumento poderoso para se compreender as relações entre os conceitos do conhecimento no todo e uma importante ferramenta para o cientista da informação para organizar e representar um tipo de conhecimento auxiliando a internalizar as estruturas cognitivas dos autores de hiperdocumentos.

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