Isidoro Gil-Leiva
O artigo discorre sobre o Universo da Indexação na Internet onde seus quatro pilares são descritos e exemplificados. São eles: metadados, buscadores, usuários e o posicionamento web.
Metadados: estão destinados a descrever e a revelar a informação contida em um documento, fazendo que se tornerem visíveis e úteis segundo os requisitos de cada serviço de informação. Utilizam-se do recurso de etiquetas onde podemos perceber a estruturação da informação tanto por meio eletrônico como impresso.
Várias linguagens de marcação são apresentadas na codificação de um documento, sendo que a mais conhecida é a HTML e a XML, há também linguagens mais específicas (divididas por áreas do conhecimento) EAD, MCM, MDL...
Posicionamento Web: conjunto de técnicas empregadas pelos motores de busca visando obter um melhor resultado na pesquisa da Internet. Para cada motor de busca há critérios diferentes na hora de mostrar essa lista. Esses fatores denominados de “fatores SEO” são recomendações para obter um bom posicionamento na web.
SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de otimizações para um site aparecer bem nos resultados de search engines.
Buscadores: responsáveis de recuperação da informação na Internet. Classificados em motores de busca e em índices temáticos. Construída em uma lógica de algoritmos o mais conhecido é o “PageRank” da Google que se utiliza da frequência de aparição das palavras e a posição no texto, número de conexões e a importância que essa página possui.
No Google os primeiros resultados serão daquelas páginas que possuem um PageRank alto ou que tenham uma temática de pesquisa que coincida.
Usuários: estão cada vez mais conscientes de toda a terminologia e tecnologia empregada na recuperação da informação. São práticas assimiladas no decorrer do seu dia-a-dia na execução de tarefas comuns.
Podemos perceber que esses pilares estão impregnados pela indexação em maior ou menor grau dentro desse universo, pois se utiliza de características próprias dos indexadores, características essas disseminadas pelo uso da Internet.
Metadados: estão destinados a descrever e a revelar a informação contida em um documento, fazendo que se tornerem visíveis e úteis segundo os requisitos de cada serviço de informação. Utilizam-se do recurso de etiquetas onde podemos perceber a estruturação da informação tanto por meio eletrônico como impresso.
Várias linguagens de marcação são apresentadas na codificação de um documento, sendo que a mais conhecida é a HTML e a XML, há também linguagens mais específicas (divididas por áreas do conhecimento) EAD, MCM, MDL...
Posicionamento Web: conjunto de técnicas empregadas pelos motores de busca visando obter um melhor resultado na pesquisa da Internet. Para cada motor de busca há critérios diferentes na hora de mostrar essa lista. Esses fatores denominados de “fatores SEO” são recomendações para obter um bom posicionamento na web.
SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de otimizações para um site aparecer bem nos resultados de search engines.
Buscadores: responsáveis de recuperação da informação na Internet. Classificados em motores de busca e em índices temáticos. Construída em uma lógica de algoritmos o mais conhecido é o “PageRank” da Google que se utiliza da frequência de aparição das palavras e a posição no texto, número de conexões e a importância que essa página possui.
No Google os primeiros resultados serão daquelas páginas que possuem um PageRank alto ou que tenham uma temática de pesquisa que coincida.
Usuários: estão cada vez mais conscientes de toda a terminologia e tecnologia empregada na recuperação da informação. São práticas assimiladas no decorrer do seu dia-a-dia na execução de tarefas comuns.
Podemos perceber que esses pilares estão impregnados pela indexação em maior ou menor grau dentro desse universo, pois se utiliza de características próprias dos indexadores, características essas disseminadas pelo uso da Internet.
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