


Enviado por Ana Cláudia Martins
O texto é bem interessante quando aponta as analogias para construir as representações e na recuperação da informação uniu-se a conceitos a partir de suas semelhanças, ou seja, os processos de tratamento e recuperação da informação apresentam características similares, assim gerando o processo do conhecimento.
Outro ponto interessante no texto, foi a colocação da interferência do homem na representação no termo, pois conforme for sua interferência por acréscimo e/ou eliminação de características pode alterar o conceito do termo, tendo como alternativa a criação de uma nova segmentação de conteúdo.
A língua é formada conforme seus padrões culturais e o processo de organização da informação faz-se referencia da lógica, da semiótica, da lingüística, da semântica, da pragmática e das ciências cognitivas. Conforme Hjelmslev não há pensamento sem linguagem.
A atividade documentária é constituída por recortes de conteúdos objetivando a organização da informação, essa organização torna-se possível a partir do compartilhamento desses recortes, pois trata-se de um vínculo de significação.
A representação da informação não é uma atividade simples de realizar e a exploração do texto do Umberto Eco expôs o grau de complexidade para construir uma linguagem documentária. A discussão sobre linguagem documentária objetiva o tratamento e a recuperação da informação de uma forma adequada e que seja o mais fiel possível a suas características.
Referência:
LARA, M. L. G. de. O unicórnio (o rinoceronte, o ornitorrinco...), a análise documentária e a linguagem
documentária. DataGramaZero, v.2, n.6. dez.2001. http://www.dgz.org.br/dez01/Art_03.htm
Outro ponto interessante no texto, foi a colocação da interferência do homem na representação no termo, pois conforme for sua interferência por acréscimo e/ou eliminação de características pode alterar o conceito do termo, tendo como alternativa a criação de uma nova segmentação de conteúdo.
A língua é formada conforme seus padrões culturais e o processo de organização da informação faz-se referencia da lógica, da semiótica, da lingüística, da semântica, da pragmática e das ciências cognitivas. Conforme Hjelmslev não há pensamento sem linguagem.
A atividade documentária é constituída por recortes de conteúdos objetivando a organização da informação, essa organização torna-se possível a partir do compartilhamento desses recortes, pois trata-se de um vínculo de significação.
A representação da informação não é uma atividade simples de realizar e a exploração do texto do Umberto Eco expôs o grau de complexidade para construir uma linguagem documentária. A discussão sobre linguagem documentária objetiva o tratamento e a recuperação da informação de uma forma adequada e que seja o mais fiel possível a suas características.
Referência:
LARA, M. L. G. de. O unicórnio (o rinoceronte, o ornitorrinco...), a análise documentária e a linguagem
documentária. DataGramaZero, v.2, n.6. dez.2001. http://www.dgz.org.br/dez01/Art_03.htm
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