
Texto enviado por Nanda Trovatti
“A Internet, como rede mundial de computadores interconectados, é um privilégio da vida moderna para o homem moderno. É o maior repositório de informações acessíveis a qualquer pessoa que a acesse de qualquer parte do mundo. E o que torna a Internet tão diferente das outras invenções humanas é o insignificante período de tempo em que ela precisou para ser usada por milhões de pessoas. A eletricidade (1873), por exemplo, atingiu 50 milhões de usuários depois de 46 anos de existência. O telefone (1876) levou 35 anos para atingir esta mesma marca. O automóvel (1886), 55 anos. O rádio (1906), 22 anos. A televisão (1926), 26 anos. O forno de microondas (1953), 30 anos. O microcomputador (1975), 16 anos. O celular (1983), 13 anos. A Internet (1995), por sua vez, levou apenas 4 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo.“
Acima podemos entender que a internet é algo inovador quando avaliamos o tempo para sua usabilidade por uma grande massa de indivíduos, mas antes, de início poucos tinham acesso tornando a navegação estática de certa forma, sem uma boa interface e operabilidade entre usuários e os sites visitados.
As notícias estavam relacionadas ao que era divulgado nos sites dos provedores, o conteúdo acessado fora dos sites mais conhecidos necessitava de uma avaliação melhor para contestação de veracidade, algo que não ocorre com tanta freqüência nos dias atuais. Temos milhões de pessoas conectadas, usando os MSN , Skype, Blogs para a divulgação de idéias e outras ferramentas para comunicação e transmissão de informações, com maior autonomia, por exemplo, do que queremos ter acesso, baixar, assistir, realizar ainda compras on-line do outro lado do mundo sem precisar sair do conforto de casa. Isso tudo mudou a forma como nos comunicamos, estudamos, e lidamos com o mundo de certa forma, hoje não ter um e-mail é algo inadmissível, pois sem isto não temos acesso a nada que venha de outras pessoas conectadas a internet, essa Galáxica da Informação.
A história antes de 1995 nos faz pensar em como tudo isso aconteceu e que a WEB 2.0 é uma nova face da internet que agrega muitos recursos antes jamais imaginados quando surgiu para o uso de apenas transmissão de dados e troca de pacotes de programas entre micros. Assim como antes tínhamos as carroças puxadas por cavalos, hoje temos os carros cada vez mais possantes e velozes- isso é a evolução. Logo com toda essa evolução na usabilidade da internet aparece a Web 2.0, que para alguns é jogo de marketing e para outros mais um passo na evolução da internet. Fica a pergunta: e o que é de fato?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário