segunda-feira, 13 de julho de 2009

Portal Corporativo: conceitos e características


Texto enviado por Eliane Aparecida de Oliveira Lampa

Com o grande crescimento das informações digitais nas empresas, tornou-se necessária à gestão destas informações para facilitar o acesso a elas e para não perdê-las corporativamente. Desta forma surgiram os portais corporativos com o objetivo de reunir, padronizar, gerenciar, manter e disseminar as informações digitais necessárias a tomada de decisão de negócios, que antes estavam espalhadas na instituição em diferentes bases de dados, em “hard disks” pessoais das estações de trabalho e até certo ponto, sem poderem ser utilizadas por diferentes pessoas, por não saberem da existência delas. Isto causa um atraso no crescimento empresarial, pois o acesso às informações não está disponível, logo a empresa é obrigada a começar um processo novo, do zero, quando poderia reutilizar o que já foi feito antes na mesma área. O portal corporativo surge para poder integrar informações não estruturadas a informações estruturadas dos bancos de dados, através da Web/intranet onde é possível, em um único ponto de acesso, gerenciar as informações e o conhecimento da instituição. São vários os benefícios dos portais, entre eles a facilidade de acesso a todas as informações corporativas armazenadas em suportes e bases diferentes. Para que haja sucesso na implantação dos portais eles devem interagir com os usuários de forma fácil e amigável e devem ser eficientes e eficazes, devem ter usabilidade. Caso contrário não atingirão os objetivos para os quais foram criados e implantados. A implantação de portais corporativos visa atender as necessidades dos usuários, aprimorar a utilização e a distribuição de informações internas e externas de forma ágil, mais produtiva, tornando a organização mais competitiva no mercado.

Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 1, p. 50-60, jan./abr. 2001

http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a07v30n1.pdf

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