Mônica de Fátima Freires da Silva
Texto disponível em: HTTP://revistas.puc-Campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=169
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Os autores Kobashi e Tálamo referem-se ao conceito de informação, adotado na Teoria da Comunicação, como sendo um “processo de troca de mensagens, que supõe a construção de sentidos. Desse modo, emissão e recepção de informação são atos interdependentes que requerem interpretação para que a comunicação seja efetiva” (2003, p.10). É neste campo teórico da comunicação que a Ciência da Informação se aproxima. Os autores levantam a proliferação da informação enquanto conhecimento, conteúdo, organização e saber, destacam três aspectos relevantes da sociedade contemporânea integrando os estudos da informação na Ciência da Informação da pós-modernidade: 1)- a informação no sentido dinâmico é uma questão social e não mais individual; 2)- a tecnologia tornou-se uma máquina inteligente, capaz de tornar mecânica a produção da informação de forma comprometida com a sua organização simbólica; 3)- a importância da informação e do conhecimento passou a ser equivalentes, ocultando assim a distinção original entre os termos. Além disso, distorções teóricas passaram a fazer parte no entendimento da relação que mantém entre si.
Segundo os autores, a Ciência da Informação tem como preocupação a pesquisa científica e a prática profissional relativas à comunicação; as necessidades e uso da informação em contextos sociais, institucionais e individuais. Assim, as informações são organizadas e circulam através de sistema que elabora mensagens. O usuário as recebe e as interpreta transformando-as em conhecimento, (2003, p.13). Nesta relação, informação – conhecimento inclui-se a tecnologia, a grande responsável pelas mudanças na sociedade contemporânea, ou seja, a relação do homem com a realidade passa obrigatoriamente pela tecnologia.
Também citam a associação das atividades da informação no campo da cultura, na qual passou a ser elemento essencial no processo de acesso Universal. No campo organizacional a informação e o conhecimento são manipulados para dar respaldo à gestão. São considerados potencializadores da competitividade.
Por fim, os autores explicitam que a Ciência da Informação chama para si a responsabilidade da produção da informação quanto ao aspecto social do sistema de bens, através das estruturas significantes para interagir fluxos da informação com a produção do conhecimento. Ela tem o papel fundamental de responder pelas etapas do processamento social da informação e também o de promover a idéia de integração das habilidades e competências, permitindo ao homem a interação entre ele e o sistema de informação. Seu valor consiste em gerar conhecimento, instrumento importante de inclusão, da democratização da cultura e da cidadania plena (2003, p.19-20).
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