terça-feira, 7 de julho de 2009

Arquitetura participativa da internet


CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INVESTIGACION DE LA COMNUNICACION, 9., 2008, Cidade do México. Arquitetura participativa da internet: social software e web 2.0. Cidade do México: Alaic, 2008. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2009.

Trata da Social Software e a Web 2.0 como meio para aprimorar os processos de interação entre os indivíduos em ambiente virtual, além de proporcionar um ambiente adequado para a contribuição do usuário e difusão do conhecimento.
O Social Software é considerado no texto como um programa que contribui para a interação de grupos e os motiva a interagir socialmente na web. Também é definida como um programa que apóia a ampliação e adiciona algum valor ao comportamento social, que desta forma beneficia a interação humana, pois rompe barreiras e limitações do comportamento social fora do ambiente virtual, principalmente em relação à localização geográfica.
O autor discute as dificuldades da Web tradicional na comunicação e interação do indivíduo e apresenta a Web 2.0 como uma segunda geração de sites, com tecnologia adequada para a interação dos indivíduos na publicação de informações e desta forma torna mais ágil os processos de comunicação.
De modo geral a participação deve ocorrer desde os usuários mais avançados até aqueles com poucos conhecimentos em tecnologia, portanto os sistemas em Web 2.0 precisam ser simples, sensatos para que todos possam desfrutar e explorar os recursos, pois devem possibilitar meios para a interação de usuários com poucas habilidades possam participar e explorar os benefícios das redes sociais. As páginas devem ser dinâmicas e com base em uma arquitetura de participação, pois neste contexto o usuário passa a ser o protagonista do processo de comunicação.
Antes do nascimento do conceito de Web 2.0 já existiam ferramentas adequadas para essa integração, no entanto a Internet participativa tem se mostrado uma ferramenta dinâmica para difusão do conhecimento e atualmente existem diversos meios que proporcionam a integração em ambientes virtuais, entre elas algumas adquiriram popularidade como: a Wikipédia, Orkut Blog, Jogos e etc.
Por outro lado, considero a Social Software e a Web colaborativa como um meio de contrapor as opiniões surgidas com o nascimento da Internet, onde era vista como um meio que proporcionaria a dessocialização do individuo, mas vemos que isto não ocorre, pois além de uma integração real e tangível o usuário, através de uma rede colaborativa, poderá contar com uma vasta fonte para aprimorar seus conhecimentos, independente de usa localização física e de sua necessidade.

Nenhum comentário: