
No cenário atual de grande competitividade, é necessário que as empresas montem uma metodologia que possibilite a reutilização dos conhecimentos existentes na organização, bem como o armazenamento dos conhecimentos e valores intangíveis que agregam valor a maioria dos produtos e serviços que são baseados em conhecimentos.
A gestão do conteúdo e do conhecimento é o processo de obter, gerenciar e compartilhar a experiência e especialização do funcionários. A experiência e conhecimento adquiridos pelas pessoas integram a memória de uma organização e é a base para sua melhoria contínua.
As organizações que adotam abordagens bem sucedidas à administração do conhecimento, em que são identificados os processos, são capazes de render resultados empresarias e competitivos significativos.
A tecnologia possui um papel de facilitar a criação, registro e disseminação do conhecimento. Esta tecnologia deve ser utilizada para facilitar a troca de experiências, ser flexível e fácil de usar, assim como estar claramente vinculada aos resultados globais da organização.
As empresas estão cada vez mais buscando sistemas que registram e disponibilizam de forma segura, fácil, rápida e eficaz do conhecimento gerado dentro do âmbito organizacional, bem como a recuperação e controle, promovendo a troca deste conhecimento.
Umas das ferramentas utilizadas pelas empresas neste contexto de gerenciamento do conhecimento são os sites, websites (portais corporativos). Passasse então a contar com um canal de divulgação, distribuição e disseminação da informação para funcionários, clientes, fornecedores.
As empresas se deparam com uma grande quantidade de conteúdo: informações geradas pelos departamentos, informações de pesquisas, desenvolvimento, procedimentos técnicos, políticas, etc.
No apoio a Gestão do Conhecimento, os sistemas de Gestão de Conteúdo permitem a criação portais corporativos consistentes, que possibilitam aos autores o compartilhamento do conhecimento de forma segura, alem do oferecimento de ferramentas sofisticam e crescem em complexidade, integrando diversos formatos: textos, figuras, flex, gifs, vídeos, workflow, etc, proporcionando assim ao usuário, maior interesse aos Portais Corporativos, que tem como barreira a ser superada atrair este usuário para o mundo virtual da organização.
Texto base:
Introdução à Gestão de Conteúdos
Julio C. L. Pereira e Marcello P. Bax
Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal e Minas Gerais – UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário