quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RESENHA - Mapa conceitual


LIMA, G.A.B. Mapa conceitual como ferramenta para a organização do conhecimento em sistema de hipertexto e seus aspectos cognitivos. Belo Horizonte, Perspectiva em Ciência da Informação, v.9,n.2,p.134-135,jul./dez. 2004.

Desenvolvidos por Novak e Hanesian e proposto por Ausubel como forma de instrumentalizar a teoria da aprendizagem significativa do mesmo. Os mapas conceituais são como diagramas que relacionam conceitos segundo uma ordem hierárquica por meio de palavras ou símbolos inseridos dentro de círculos, retângulos etc. Para seu entendimento e ou construção é preciso que o aprendiz tenha um conhecimento prévio do assunto a fim de associá-los e estruturá-los em uma ordem que mantenha relações entre o conteúdo de cada balão.
A construção de mapas nos permite compreender como ocorre a organização da informação, baseando-se na interpretação, comparação e síntese oferecidas, conseqüentemente nos permite conhecer como o conhecimento é organizado e construído.
O mapa conceitual, como componente da navegação hipertextual, é a técnica de representar conhecimento em forma gráfica, construindo uma rede de conhecimento constituída de nodos e links, nos quais os nodos representam os conceitos e os links representam as relações entre os conceitos.

Nenhum comentário: