segunda-feira, 29 de junho de 2009

Processos Organizacionais

Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo.
Todas as empresas necessitam maximizar resultados e obter excelência no desempenho de seus negócios.
Não basta ser competente, é necessário ter visão do mercado, saber onde a empresa deve chegar e de que forma quer chegar. As empresas devem certificar-se de que operam com seus processos estabilizados e controlados, obtendo assim resultados positivos. A competência reflete em clientes fiéis e ganho de mercado. A eficiência nos processos é traduzida em produtividade pela utilização dos recursos necessários. Toda mudança é necessária e deve ser bem vinda para otimização dos processos e ter equipes de trabalho preparadas faz parte do diferencial de uma empresa orientada a processos. Para que a empresa tenha claramente suas metas definidas, é necessário estabelecer primeiramente sua missão, visão e valores. A divulgação é primordial para que os colaboradores sintam-se integrantes dos objetivos da empresa. A estratégia da empresa é um desafio que deve motivar as equipes e criar um vínculo de comprometimento entre os colaboradores.
Para que esse vínculo não seja quebrado, é necessário que os processos estejam mapeados, fazendo assim com que as equipes tenham conhecimento de suas responsabilidades, prazos, prioridades e resultado final esperado e principalmente como executá-los. Nesta fase é primordial que sejam identificados todos os processos e sub-processos da empresa.
O mapeamento deve conter as tarefas executadas pelas áreas, como, quando, o que, onde e quem executa. Também deve ser identificado e medido o tempo de cada tarefa. Dessa forma será de conhecimento o custo de cada processo.
Faz parte dessa etapa a documentação que deve ser de conhecimento de todos. Disponibilizada em local acessível e de fácil entendimento. Essa documentação compreende: normas, especificações de padrões de qualidade, manuais de procedimentos, formulários e mapeamentos dos processos, entre outros.O mapeamento dos processos auxilia a tecnologia da informação quando há necessidade de automatizar e integrar processos das diversas áreas. Pois dá uma visão clara de todas as áreas que sofrem influência quando há necessidade de implantação de uma mudança ou melhoria, bem como a sequência e o comportamento que o sistema a ser implantado deve ter.

Isabel Aparecida Regina

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