A sociedade tem buscado adquirir conhecimento, seja qual for o seu segmento, e dentro dessa busca e aquisição que o individuo tem encontrado, a grande preocupação é a forma que o conhecimento e a informação será guardada, para que assim, as futuras gerações possam ter acesso e recuperar o mesmo.
Dentro dessa necessidade de guarda, Profissionais na àrea de Biblioteconomia tem destacado o seus conhecimentos técnicos, e dentro da área de atuação, tem inserido a informação e recuperado, dessa forma, usuários tem acessado e tem visto a sua informação guardada de uma forma segura. Um grande destaque para esses profissionais recuperarem tal informação e conhecimento é a utilização de Sistemas de Classificação. Dentre os vários Sistemas de Classificação existentes, entre eles, CDD, CDU, LC entre tantos outros, pode-se destacar o Tesauros , que é "uma Linguagem documentária controlada, dinâmica e estruturada, semântica e hierarquicamente, que cobre um campo especifico ou todos os campos do conhecimento" e que tem como principal objetivo a difusão da Linguagem Documentária e o controle dos termos utilizados na representação do conhecimento.
Os termso utilizados no Tesauros são a base para a estruturação do conhecimentos nas linguagens especializadas e serve de referência para os descritores das linguagens documentárias.
A principal caracteristica da Linguagem Documentária é a inserção dos termos, idéias e conceitos em classes categoriais, facilitando assim, o entendimento, a busca, e a recuperação do conhecimento que o usuário necessita. A sua estrutura assim como na Linguagem Natural necessita de definições nos campos lexicais e semânticos de uma área do conhecimento, na ausência de definições e padrões a recuperação do conhecimento será comprometida
Nenhum comentário:
Postar um comentário