Com um texto bem fundamentado, o autor aborda as diferentes visões e definições de biblioteca digital. Utilizado de maneira ampla o termo biblioteca digital, é empregado tanto para designar a forma de acesso até a maneira como a informação está armazenada.
Diversos autores vêem a biblioteca digital como um paradigma, alguns até prevendo o desaparecimento do suporte analógico, mas, o que fica claro nesse texto é que mesmo sendo digital, ainda é uma biblioteca. O que nos remete à questão da função das bibliotecas.
Atualmente, a tecnologia existente mudou a maneira como as bibliotecas cumprem sua principal função, a de conectar as pessoas com a informação. Mas, a função permanece a mesma, só a maneira de como isso é feito, de como a informação é guardada, de como é feita a busca e o acesso foi que mudou.
Assim como o cinema não substituiu o rádio, nem esse foi substituído pela TV, as bibliotecas digitais vêm para agregar e ajudar a difundir a razão de sua existência: disseminar a informação, seja qual for o meio.
Biblioteca digital é um marco na evolução das bibliotecas, que rapidamente se tornam locais híbridos de acesso à informação e ao conhecimento, para onde convergem e se integram todos os tipos de meios.
Finalmente, isto ressalta a importância do profissional bibliotecário, que deve estar cada vez mais preparado para enfrentar os desafios das integrações de mídia e uso de novas tecnologias. Você está pronto?
SAYÃO, Luis Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital? REVISTA USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dezembro/fevereiro 2008-2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário